No fim de 2013, cerca de 30 extrativistas, agricultores familiares, parceiros e equipe do projeto dos núcleos Sertão Veredas, Pandeiros e Peruaçu fizeram a visita de intercâmbio ao Centro de Agricultura Alternativa do Norte de Minas (CAA/NM).
Todos tiveram a oportunidade de conhecer na prática as inúmeras experiências desenvolvidas pela instituição. A visita teve início pela unidade de beneficiamento de frutas da Cooperativa Grande Sertão, que é instalada nas dependências do CAA, onde o responsável técnico José Fábio apresentou aos participantes cada etapa da produção de polpas.
O grupo visitou ainda a casa de sementes crioulas mãe, que faz o fornecimento de sementes tradicionais para as demais casas de sementes da região. Pode conhecer também práticas de agroflorestas na região do Cerrado e mata seca, que se baseiam na combinação de espécies arbóreas (frutíferas e/ou madeireiras) com cultivos agrícolas e/ou criação de animais, de forma simultânea ou em seqüência temporal, e que promovem benefícios econômicos e ecológicos.
Aprenderam ainda mais sobre o PAIS (Produção Agroecológica Integrada e Sustentável), uma metodologia de produção de hortaliças, frutíferas e criação de pequenos animais com bases agroecológicas, sem uso de agrotóxicos, manejo de pastagem, criação de pequenos animais de forma sustentável, viveiro de mudas nativas, compostagem e outras.
Por fim, o grupo conheceu a Unidade de Processamento e Extração de Multioleos da Cooperativa Grande Sertão, onde foi passada ainda informações a respeito da organização cooperativista.
Segundo a extrativista Luana Barbosa dos Santos, moradora da comunidade de Vereda Grande II, todos tiveram a oportunidade de aprender. Um detalhe que a surpreendeu é que a fábrica reutiliza praticamente tudo que é necessário para consumo. “As cascas das frutas são dadas aos porcos. É possível reutilizar quase tudo, ajudando o meio ambiente e ainda ganhando renda com estas atividades”, disse ela.